X

Inauguração da Torre
Alta da Amazônia

Divulgar a importância e estabelecer o marco de inauguração de um projeto de monitoramento climático inédito no mundo, no meio da Amazônia, não seria uma tarefa trivial. O projeto envolvia os mais diversos atores, por se tratar de uma parceria científica internacional entre Brasil e Alemanha. Com o foco certo, é possível driblar dificuldades e gerar uma comunicação transparente e positiva

Cliente

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

Serviços

Assessoria de imprensa, produção de conteúdo bilíngue, estratégia de lançamento

Resultados

Conquista de importantes e prestigiados espaços na mídia nacional e internacional

Contexto

Símbolo da exuberância da fauna e flora brasileira, a Floresta Amazônica é também um vasto campo de produção científica. Com 3 mil quilômetros de leste a oeste, seus processos de ecossistema influem nos ciclos climáticos e atmosféricos de outras regiões do planeta. A grande questão ainda é como a Amazônia influencia e é influenciada pelos processos de interação biosfera-atmosfera, incluindo emissão global de gases prejudiciais à camada de ozônio, e as mudanças no clima.

Principal referência sobre Mudança do Clima no mundo, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) indica que o Brasil e toda América do Sul sofrerá graves impactos relacionados, principalmente, com saúde e alimentação diante de novas características climáticas.

Nesse contexto, surge a parceria científica entre Brasil e Alemanha, implementada por meio do Instituto Nacional da Amazônia (Inpa/MCTI), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e dos institutos alemães Max Planck de Química e de Biogeoquímica. O resultado foi a inauguração do Observatório da Torre Alta na Amazônia (Amazon Tall Tower Obervatory – ATTO), a maior plataforma para medição climática e de gases de efeito estufa já construída no mundo.

ATTO

A torre vai coletar dados por um período de até 30 anos

Seus 325 metros de comprimento permitem monitoramento de uma extensão de espaço atmosférico jamais alcançada

Mede com precisão processos de troca e transporte de gases entre floresta e atmosfera, fluxos de água, dióxido de carbono e calor

Produz dados confiáveis ao atingir as camadas mais altas da atmosfera, distante das cidades e da influência humana

É o primeiro observatório desse tipo na América do Sul e o único no mundo voltado para essa finalidade

Desafios e estratégias de comunicação

Divulgar a importância e o marco de inauguração da Torre Alta da Amazônia no monitoramento dos efeitos das mudanças climáticas não é tarefa trivial. Por ser uma parceria científica internacional entre Brasil e Alemanha, o projeto envolvia os mais diversos atores.

Além disso, a maior plataforma de medição climática e gases de efeito estufa do mundo foi construída no meio da floresta amazônica, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã. Partindo da capital Manaus, são 350 km percorridos entre um trecho de rodovia asfaltada, uma hora de barco pelo rio e mais alguns quilômetros de estrada de terra.

Em meio às expectativas dos cientistas, porém sem resultados concretos a apresentar à opinião pública, a não ser a inauguração propriamente dita, foram enfrentados muitos questionamentos acerca dos gastos e da necessidade real do empreendimento. As estratégias de comunicação trabalharam a questão de forma compreensível e transparente.

Ações de Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdo

Press-trip com imprensa nacional e internacional

Foi a ação central da estratégia. A Ascom organizou viagem, programação, contatos com os jornalistas e produção de materiais para o evento.

Negociação de matéria exclusivas

As matérias exclusivas foram negociadas com quase um ano de antecedência para chamar a atenção para a construção da Torre.

Coletiva de imprensa

A coletiva foi de extrema importância para que os dados de investimentos e orçamento da obra fossem detalhados possibilitando transparência do cliente para a imprensa no que diz respeito a gastos.

Media Training

Os técnicos, fontes de informação da press-trip, receberam orientação profissional para lidar com a imprensa. A ação foi fundamental para padronizar o discurso e prepará-los para questionamentos críticos sobre o empreendimento.

Assessoria e atendimento à imprensa

Atuação de forma estratégica nas respostas às demandas de imprensa em relação às obras da ATTO.

Resultados

A inauguração do Observatório da Torre Alta da Amazônia – ATTO, contou com a participação de cerca de 40 jornalistas entre comunicadores brasileiros e estrangeiros. O evento foi uma oportunidade de o cliente se posicionar e se aproximar da imprensa com uma pauta positiva em meio ao contexto de contingenciamento. A visualização da Torre pronta e as paisagens ao redor geraram imagens incríveis e os vídeos produzidos pelas TVs tiveram um papel fundamental em mostrar e divulgar a grandiosidade da obra.

Os esforços e as estratégias da BR+ Comunicação conquistaram importantes e prestigiados espaços na mídia para o MCTIC. Com as negociações de exclusividade, o projeto ocupou espaços com matérias especiais em telejornais com as maiores audiências do País. As agências e canais de TV internacionais tiveram a oportunidade de conhecer a torre de perto e fizeram matérias in loco com difusão mundial.

Só com o evento de inauguração foram mais de 350 matérias entre originais e reproduções. Em sua imensa maioria, os meios de comunicação destacaram os investimentos do MCTIC para preservar a floresta e melhorar a vida nas comunidades da Amazônia e ressaltaram os impactos da Torre para a ciência. Com os esforços, a Ascom atingiu seus objetivos de divulgar a Torre dentro e fora do Brasil, sem esquecer dos veículos regionais e também de popularizar as ações do governo brasileiro no que diz respeito a investimentos em estudos acerca de mudanças climáticas.

Vamos conversar?

Uma equipe talentosa está à disposição para fazer da sua marca um case de sucesso. Criatividade, experiência e bom relacionamento: certamente temos a solução para fazer a sua mensagem chegar longe. Entre em contato!

+55 61 3306-2010

SHN, Q2, Bloco F,
Executive Office Tower,
Sala 1514, DF, 70702-000

contato@brmaiscomunicacao.com.br

Copyright 2019 BR+ Comunicação. All Rights Reserved.