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Inauguração do Eixo Leste

Com a estratégia de comunicação adequada e os meios corretos, é possível reconquistar a confiança do público e divulgar de forma justa e transparente a maior e mais importante obra hídrica do País, gerando informação qualificada e pautas positivas em âmbito nacional

Cliente

Ministério da Integração Nacional

Serviços

Assessoria de imprensa, media training, estratégia de lançamento e produção de conteúdo para diversos meios

Resultados

Os esforços de comunicação venceram barreiras e conquistaram importantes espaços na mídia

Cenário

O Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) é a maior e mais importante obra hídrica do País e está entre as maiores existentes no mundo. Com 477 km de extensão, distribuídos nos eixos Norte e Leste, os canais e as estruturas são de grande complexidade e cruzam os estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, distribuindo água para 390 municípios.

Quase dez anos após o lançamento do edital para licitar as obras do PISF, em 2007, e de inúmeros descumprimentos nos prazos da inauguração (inicialmente prometida para 2012, alterada para 2015, novamente prolongada até 2016 e, finalmente, entregue o primeiro eixo em 2017), a imagem preponderante para os mais diversos públicos era de desconfiança quanto ao término real da obra e a sua capacidade de operação.

O Ministério da Integração Nacional, executor direto do PISF, enfrentou diversas dificuldades para garantir a continuidade da obra e, consequentemente, teve desafios e crises de comunicação para gerenciar. Um empreendimento com tamanha complexidade e variáveis apresentava diversos atores. A pasta era responsável por construir as estruturas para transportar a água do rio São Francisco para os municípios a serem beneficiados. Estruturação das redes e dos sistemas para fazer com que a água chegasse até as casas dos moradores eram de responsabilidade dos governos estaduais e municipais. Porém, o ministério precisava acompanhar de perto a execução de cada obra, a fim de garantir a funcionalidade do projeto e comunicar, com transparência, as partes responsáveis no processo.

Desafio

Diante da impossibilidade de se inaugurar o Projeto de Integração por completo, a BR+ Comunicação concentrou esforços na divulgação da execução do Eixo Leste, que já estava em fase de conclusão. Ao mesmo tempo, foi necessário gerenciar a crise trazida pela necessidade de realizar nova licitação do Eixo Norte. Isso exigiu ampla transparência nas informações divulgadas à imprensa, com o maior detalhamento possível para que ficasse claro que o governo federal não tinha responsabilidade nessa decisão e que estava fazendo todo o empenho necessário, dentro da legislação, para a conclusão das obras.

Além do empreendimento físico, o projeto possui 33 programas socioambientais, os quais incluem a realocação de famílias que viviam na faixa da construção do empreendimento, programas ambientais e arqueológicos, por exemplo. Era necessário aproveitar essa oportunidade de divulgação positiva e mostrar a execução, a importância e o quanto essas ações mudaram a vida das pessoas.

A estratégia utilizada levou em conta interesses e linguagem mais atrativa para cada público. Foram produzidos releases nacionais e regionais, distribuídos para mailings específicos de jornalistas, comentaristas e blogueiros. A estratégia para as redes sociais fortaleceu a utilização de vídeos e imagens mostrando as estruturas em funcionamento e a água enchendo os reservatórios um a um, percorrendo o caminho do Eixo Leste. Além disso, foram coletados os relatos de moradores da região que viram o avanço da obra e a água percorrendo as estruturas modificarem suas vidas para melhor.

Estratégias

Transparência nas informações Fortalecimento das ações de assessoria de imprensa regional e nacional Agenda de entrevistas com o ministro em rádios regionais e nacionais Parceria com veículos governamentais (TV Brasil/NBR/Portal Brasil) Coletivas de imprensa com a mídia nacional Entrevistas exclusivas do ministro para veículos nacionais Vistorias nas obras com a presença do ministro, técnicos do MI e imprensa Media Training para os porta-vozes do MI Humanização do tema com a colaboração de personagens como operários, moradores, beneficiados pelas Vilas Produtivas Rurais, entre outros. Unificação do discurso com criação de mensagens-chave Ações específicas com imagens da chegada da água para as redes sociais do MI Divulgação da entrega da obra nas redes sociais, na TV e no Canal Integração

Impacto e resultados das ações de comunicação

Os esforços da BR+, por meio da Ascom do Ministério da Integração Nacional, conquistaram importantes espaços na mídia nacional e regional com notícias positivas sobre o projeto.

Notícias publicadas

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